Neste exato momento, há alguém precisando de sangue. É provável que você não saiba quem é, não saiba seu nome, nem onde mora. No entanto, milhares de vidas são salvas todos os dias por pessoas anônimas que fazem o bem sem esperar nada em troca. Um pequeno gesto de solidariedade do doador é a esperança de uma nova vida para muitos pacientes.
Por isso é muito importante que estes heróis anônimos estejam preparados para salvar vidas. Seja você um doador habitual ou de primeira viagem, o dia do procedimento exige alguns cuidados que garantem o seu bem estar e a qualidade do sangue doado.
Para deixar o “grande dia” mais confortável e seguro, separamos para você algumas dicas do que fazer antes, durante e após a doação. Confira e salve muitas vidas!
Pré-doação:
Garanta que você preenche todos os pré-requisitos necessários para doação (Veja os requisitos).
Tenha uma noite de sono tranquila.
Não tome bebidas alcoólicas por pelo menos 12 horas antes da doação.
Evite fumar nas 2 horas que antecedem o procedimento.
Alimente-se para ir doar.
Evite alimentos gordurosos (bacon, ovos, gordura animal, manteigas, etc) e refeições completas nas três horas que antecedem a doação. O ideal é fazer um lanche leve.
Não se esqueça de levar um documento oficial com foto (RG, CTPS, RM, CRC, CNH, passaporte).
Durante a doação:
Durante a triagem clínica é fundamental ser honesto nas respostas ao profissional de saúde (saiba mais no post Qual o risco de mentir na triagem da doação de sangue? E o que é janela imunológica?). Este é o momento em que se inicia a avaliação da qualidade da saúde do doador e do sangue e a sua sinceridade reduz os riscos do processo.
O material utilizado para coleta é estéril e descartável, sendo assim, não existe risco nenhum de contrair doenças infecciosas na doação.
Caso se sinta ansioso durante o procedimento, converse com alguém ou lembre-se de algo agradável. Também é interessante ler ou ouvir uma música.
Se, por qualquer motivo, você não se sentir confortável para realizar a doação, informe a equipe e volte quando estiver seguro.
Pós-doação:
Permaneça no centro de doação por pelo menos 15 minutos após o procedimento e coma com calma o lanche que será servido.
Durante todo o dia da doação, aumente a ingestão de líquidos.
Não tome bebidas alcoólicas ou fume por pelo menos duas horas após a doação.
Não carregue peso com o braço em que a pulsão foi feita.
Evite fazer exercícios físicos extremos ou atividades de risco como dirigir veículos de grande porte, manipular máquinas pesadas, saltar de paraquedas ou mergulhar.
Se tiver problemas como o aparecimento de mancha roxa, ou dor contínua no braço em que fez a doação, procure o serviço ou atendimento médico mais próximo.
Retire o curativo após 5 horas.
O caminho do sangue:
Saiba qual o caminho do sangue desde a doação até a transfusão a um paciente: